Offline
Geração da Chama Crioula dá início aos Festejos Farroupilhas 2025
Ato solene que distribui símbolo tradicionalista para todos os municípios do Estado será transmitido ao vivo pela TVE
Publicado em 13/08/2025 18:43
Rio Grande do Sul

Promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), com o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Sedac), a tradicional geração e distribuição da Chama Crioula 2025 ocorre em Caxias do Sul, na 25ª Região Tradicionalista (RT). O ato, que marca o começo oficial dos Festejos Farroupilhas, acontece nos dias 15 e 16 de agosto, no Parque de Eventos da Festa da Uva. No sábado (16), a partir das 8h30, a TVE transmite ao vivo a sessão solene que dá início à distribuição da Chama, uma cavalgada que leva o fogo simbólico para todos os municípios gaúchos.

Gaúcha (MTG) e elaborada por Márcia Borges e Irã Pereira, presta homenagem ao radialista, declamador e comunicador Darcy Fagundes, cuja atuação é considerada fundamental para a difusão da cultura gaúcha pelos meios de comunicação, especialmente com o programa radiofônico Grande Rodeio Coringa, que completa sete décadas em 2025. A escolha do tema destaca o papel da mídia na preservação e valorização das tradições regionais.

O patrono da edição é o engenheiro agrônomo, jornalista, escritor e artista plástico Mário Barboza de Mattos, reconhecido por sua atuação na consolidação do MTG e por ser um dos fundadores do 35 CTG, o primeiro Centro de Tradições Gaúchas. A homenagem reforça o vínculo entre memória, arte e identidade regional, celebrando figuras que contribuíram significativamente para a construção e perpetuação da cultura do Estado.

Serviço

76ª Geração e Transmissão da Chama Crioula

Quando: sexta-feira (15) e sábado (16)

Onde: 25ª Região Tradicionalista - Caxias do Sul

Endereço: Parque de Eventos da Festa da Uva (Rua Ludovico Cavinato, 1431, Bairro Nossa Senhora da Saúde)

Programação

Sexta-feira (15)

9h - Reunião com Diretores de Cavalgada Regional e Passeio Turístico

15h30 - Primeiro Seminário de Turismo – "Vivências Gaúchas: A Força da Identidade Regional no Turismo"

18h - Concentração das Delegações a Cavalo

18h30 - Acolhida e bênção ecumênica; desfile de apresentação das Regiões Tradicionalistas; cerimônia de abertura; espetáculo artístico e geração da Chama Crioula; show com grupo Girotondo (músicas italianas); e show com grupo Os Bertussi

Sábado (16)

8h - Concentração dos cavaleiros

8h30 - Sessão solene de abertura; distribuição da Chama Crioula; e desfile pelas ruas de Caxias do Sul

 

Texto: Carlos Hammes/Ascom Sedac

Edição: Secom

Comentários