Promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), com o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Sedac), a tradicional geração e distribuição da Chama Crioula 2025 ocorre em Caxias do Sul, na 25ª Região Tradicionalista (RT). O ato, que marca o começo oficial dos Festejos Farroupilhas, acontece nos dias 15 e 16 de agosto, no Parque de Eventos da Festa da Uva. No sábado (16), a partir das 8h30, a TVE transmite ao vivo a sessão solene que dá início à distribuição da Chama, uma cavalgada que leva o fogo simbólico para todos os municípios gaúchos.
Gaúcha (MTG) e elaborada por Márcia Borges e Irã Pereira, presta homenagem ao radialista, declamador e comunicador Darcy Fagundes, cuja atuação é considerada fundamental para a difusão da cultura gaúcha pelos meios de comunicação, especialmente com o programa radiofônico Grande Rodeio Coringa, que completa sete décadas em 2025. A escolha do tema destaca o papel da mídia na preservação e valorização das tradições regionais.
O patrono da edição é o engenheiro agrônomo, jornalista, escritor e artista plástico Mário Barboza de Mattos, reconhecido por sua atuação na consolidação do MTG e por ser um dos fundadores do 35 CTG, o primeiro Centro de Tradições Gaúchas. A homenagem reforça o vínculo entre memória, arte e identidade regional, celebrando figuras que contribuíram significativamente para a construção e perpetuação da cultura do Estado.
Serviço
76ª Geração e Transmissão da Chama Crioula
Quando: sexta-feira (15) e sábado (16)
Onde: 25ª Região Tradicionalista - Caxias do Sul
Endereço: Parque de Eventos da Festa da Uva (Rua Ludovico Cavinato, 1431, Bairro Nossa Senhora da Saúde)
Programação:
Sexta-feira (15)
9h - Reunião com Diretores de Cavalgada Regional e Passeio Turístico
15h30 - Primeiro Seminário de Turismo – "Vivências Gaúchas: A Força da Identidade Regional no Turismo"
18h - Concentração das Delegações a Cavalo
18h30 - Acolhida e bênção ecumênica; desfile de apresentação das Regiões Tradicionalistas; cerimônia de abertura; espetáculo artístico e geração da Chama Crioula; show com grupo Girotondo (músicas italianas); e show com grupo Os Bertussi
Sábado (16)
8h - Concentração dos cavaleiros
8h30 - Sessão solene de abertura; distribuição da Chama Crioula; e desfile pelas ruas de Caxias do Sul
Texto: Carlos Hammes/Ascom Sedac
Edição: Secom