Offline
Ex-presidente do Rioprevidência é preso em operação da Polícia Federal
Deivis Marcon Antunes é acusado de envolvimento com Banco Master
Radioagência Nacional - Por Carolina Pessôa
Publicado em 04/02/2026 11:48
Brasil
© Rioprevidência/Divulgação

A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (3) o ex-presidente do Rioprevidência Deivis Marcon Antunes, em Itatiaia, na região Sul do Rio de Janeiro. A prisão ocorreu no âmbito da segunda fase da Operação Barco de Papel, que investiga crimes contra o sistema financeiro envolvendo a gestão de recursos do Rioprevidência, Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro.

Antunes já havia sido alvo de uma operação de busca e apreensão da Polícia Federal em sua residência no último dia 23. Outros dois mandados de prisão temporária foram expedidos, mas não foram cumpridos. Segundo a PF, as duas pessoas estão foragidas.

O ex-presidente do Rioprevidência foi conduzido à Delegacia de Polícia Federal em Volta Redonda, para ser encaminhado à Superintendência da PF no Rio.

Banco Master

A Operação Barco de Papel apura irregularidades na aquisição de letras financeiras emitidas pelo Banco Master, recentemente liquidado pelo Banco Central.

Segundo a PF, entre novembro de 2023 e julho de 2024, o Rioprevidência teria investido aproximadamente R$ 970 milhões na instituição financeira.

Dirigentes do Rioprevidência e do Banco Master podem ter cometido crimes contra o sistema financeiro nacional, como gestão fraudulenta, desvio de recursos e corrupção passiva.

Os mandados foram cumpridos, de acordo com a PF, em endereços vinculados aos investigados no Rio de Janeiro e em Santa Catarina. Os mandados foram decretados pela 6ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro com base em indícios de obstrução de investigações e ocultação de provas.

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, exonerou Deivis Marcon Antunes do cargo de diretor-presidente Rioprevidência no último dia 23. A decisão do governador ocorreu depois que Antunes anunciou renúncia do cargo.

* Com informações da Agência Brasil.

Fonte: Radioagência Nacional
Esta notícia foi publicada respeitando as políticas de reprodução da Radioagência Nacional.
Comentários